As pessoas reclamam.
Lidar com as reclamações dos clientes não é divertido para a maioria de nós, mas, se feito de maneira calorosa e profissional, é provável que você e seu cliente fiquem satisfeitos com o resultado.
Para resumir, aqui estão dez etapas que você pode seguir para resolver com eficácia as reclamações dos clientes:
1. Fique calmo - Aborde o problema com um estado de espírito pacífico e defina a base para um tratamento eficaz das reclamações.
2. Ouça - Frequentemente, prestar atenção ao que os clientes estão dizendo o ajudará a entender o problema em questão.
3. Seja gentil - Seja gentil e compreensivo. Isso o ajudará a dissipar a raiva e a frustração.
4. Reconheça o problema - Reitere a reclamação para demonstrar que você entendeu o ponto problemático do cliente e o respeita por entrar em contato com você.
5. Peça desculpas e agradeça a eles - engolir seu ego e se desculpar pela experiência ruim pode ajudá-lo a ganhar uma vantagem competitiva.
6. Faça perguntas - Inicie uma conversa perguntando com calma aos clientes para reunir fatos e tomar a iniciativa.
7. Resolva - apresente uma resolução rápida e prometa apenas algo que possa acompanhar para deixar os clientes felizes.
8. Documente - Documente todas as reclamações para que você e sua equipe possam analisá-las posteriormente para identificar problemas, oportunidades e tendências.
9. Acompanhe - depois de chegar a uma resolução, entre em contato com os clientes para que saibam que a satisfação deles é sua prioridade e peça desculpas novamente pela experiência negativa.
10. Entre em contato - Entre em contato com os clientes para que eles saibam que você se importa.
Se você precisa de um apoio para a sua empresa, entre em contato conosco por whatsapp agora mesmo.
Até a próxima!
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