As Cinco Forças de Porter são uma ferramenta simples, mas poderosa, para compreender a competitividade do seu ambiente de negócios e para identificar a lucratividade potencial da sua estratégia, além de indicar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
Quando o empreendedor entende as forças do seu ambiente de trabalho, ele passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e usa isso a seu favor, afinando sua estratégia e direcionando suas ações para explorar melhor uma potencialidade ou ajustar uma posição fraca e, assim, evitar passos errados no futuro.
A ferramenta foi criada pelo professor da Harvard Business School Michael Porter, para analisar a atratividade e a provável lucratividade de um setor. Desde sua publicação, em 1979, tornou-se uma das ferramentas de estratégia de negócios mais populares e conceituadas.
Confira cada uma delas!
Rivalidade entre os concorrentes
Isso analisa o número e a força de seus concorrentes. Quantos rivais você tem? Quem são eles e como a qualidade de seus produtos e serviços se compara à sua?
Onde a rivalidade é intensa, as empresas podem atrair clientes com cortes de preços agressivos e campanhas de marketing de alto impacto. Além disso, em mercados com muitos rivais, seus fornecedores e compradores podem ir para outro lugar se sentirem que não estão fazendo um bom negócio com você.
Por outro lado, onde a rivalidade competitiva é mínima e ninguém mais está fazendo o que você faz, você provavelmente terá uma força expressiva e lucros saudáveis.
Poder de negociação dos fornecedores
Isso é determinado pela facilidade com que seus fornecedores aumentam seus preços. Quantos fornecedores potenciais você tem? Quão único é o produto ou serviço que eles fornecem, e quão caro seria para mudar de um fornecedor para outro? Quanto mais você escolher, mais fácil será mudar para uma alternativa mais barata. Porém, quanto menos fornecedores houver e quanto mais você precisar da ajuda deles, mais forte será sua posição e sua capacidade de cobrar mais. Isso pode afetar seu lucro.
Poder de negociação dos clientes
Trata-se da capacidade dos clientes para colocar o negócio sob pressão e negociar condições e pagamentos. Um segmento que possua muitos fornecedores e poucos clientes faz com que o poder negociação dos clientes seja alto. Caso existam poucos fornecedores e muitos clientes disponíveis, o poder deles será baixo, já que existem muitos outros clientes que podem substituí-lo.
Ameaça de substituição
Isso se refere à probabilidade de seus clientes encontrarem uma maneira diferente de fazer o que você faz. Por exemplo, se você fornece um produto de software exclusivo que automatiza um processo importante, as pessoas podem substituí-lo fazendo o processo manualmente ou terceirizando-o. Uma substituição fácil e barata de fazer pode enfraquecer sua posição e ameaçar sua lucratividade.
Ameaça de entrada de novos concorrentes
Sua posição pode ser afetada pela capacidade das pessoas de entrarem em seu mercado. Portanto, pense como isso poderia ser feito facilmente. É fácil obter uma posição firme em sua indústria ou mercado? Quanto custaria e quão rigorosamente o seu setor é regulamentado?
Se for preciso pouco dinheiro e esforço para entrar em seu mercado e competir com eficácia, ou se você tiver pouca proteção para suas tecnologias-chave, os rivais podem entrar rapidamente em seu mercado e enfraquecer sua posição. Se você tiver barreiras de entrada fortes e duráveis, poderá preservar uma posição favorável e tirar proveito dela.
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