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5 Forças de Porter: descubra como essa ferramenta pode impulsionar o seu negócio

As Cinco Forças de Porter são uma ferramenta simples, mas poderosa, para compreender a competitividade do seu ambiente de negócios e para identificar a lucratividade potencial da sua estratégia, além de indicar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.

Agência de Marketing Digital Capital Criativa - 5 Forças de Porter: descubra como essa ferramenta pode impulsionar o seu negócio

Quando o empreendedor entende as forças do seu ambiente de trabalho, ele passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e usa isso a seu favor, afinando sua estratégia e direcionando suas ações para explorar melhor uma potencialidade ou ajustar uma posição fraca e, assim, evitar passos errados no futuro.


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A ferramenta foi criada pelo professor da Harvard Business School Michael Porter, para analisar a atratividade e a provável lucratividade de um setor. Desde sua publicação, em 1979, tornou-se uma das ferramentas de estratégia de negócios mais populares e conceituadas.


Confira cada uma delas!


Rivalidade entre os concorrentes

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Isso analisa o número e a força de seus concorrentes. Quantos rivais você tem? Quem são eles e como a qualidade de seus produtos e serviços se compara à sua?


Onde a rivalidade é intensa, as empresas podem atrair clientes com cortes de preços agressivos e campanhas de marketing de alto impacto. Além disso, em mercados com muitos rivais, seus fornecedores e compradores podem ir para outro lugar se sentirem que não estão fazendo um bom negócio com você.


Por outro lado, onde a rivalidade competitiva é mínima e ninguém mais está fazendo o que você faz, você provavelmente terá uma força expressiva e lucros saudáveis.



Poder de negociação dos fornecedores

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Isso é determinado pela facilidade com que seus fornecedores aumentam seus preços. Quantos fornecedores potenciais você tem? Quão único é o produto ou serviço que eles fornecem, e quão caro seria para mudar de um fornecedor para outro? Quanto mais você escolher, mais fácil será mudar para uma alternativa mais barata. Porém, quanto menos fornecedores houver e quanto mais você precisar da ajuda deles, mais forte será sua posição e sua capacidade de cobrar mais. Isso pode afetar seu lucro.


Poder de negociação dos clientes

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Trata-se da capacidade dos clientes para colocar o negócio sob pressão e negociar condições e pagamentos. Um segmento que possua muitos fornecedores e poucos clientes faz com que o poder negociação dos clientes seja alto. Caso existam poucos fornecedores e muitos clientes disponíveis, o poder deles será baixo, já que existem muitos outros clientes que podem substituí-lo.


Ameaça de substituição

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Isso se refere à probabilidade de seus clientes encontrarem uma maneira diferente de fazer o que você faz. Por exemplo, se você fornece um produto de software exclusivo que automatiza um processo importante, as pessoas podem substituí-lo fazendo o processo manualmente ou terceirizando-o. Uma substituição fácil e barata de fazer pode enfraquecer sua posição e ameaçar sua lucratividade.

Ameaça de entrada de novos concorrentes

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Sua posição pode ser afetada pela capacidade das pessoas de entrarem em seu mercado. Portanto, pense como isso poderia ser feito facilmente. É fácil obter uma posição firme em sua indústria ou mercado? Quanto custaria e quão rigorosamente o seu setor é regulamentado?


Se for preciso pouco dinheiro e esforço para entrar em seu mercado e competir com eficácia, ou se você tiver pouca proteção para suas tecnologias-chave, os rivais podem entrar rapidamente em seu mercado e enfraquecer sua posição. Se você tiver barreiras de entrada fortes e duráveis, poderá preservar uma posição favorável e tirar proveito dela.


Se você estiver precisando de uma consultoria de marketing, entre em contato conosco agora mesmo por e-mail ou através do nosso Whatsapp. É totalmente gratuito!

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