top of page

5 sinais de classificação do Google que os profissionais de marketing de conteúdo precisam saber

Atualizado: 6 de jul. de 2020


Quando se trata de otimização de mecanismo de busca, o conteúdo é essencial para o sucesso. O problema é que, embora o SEO técnico exista o Google enfatizou várias vezes: tudo o que você realmente precisa para o Google gostar do seu site é publicar conteúdo útil e de alta qualidade. Mas o que exatamente é percebido como um sinal de conteúdo de alta qualidade?

Aqui estão cinco sinais de classificação relacionados ao conteúdo que o Google está usando para determinar se um artigo específico merece aparecer no topo


1.Conteúdo altamente vinculado

Um perfil de backlink é o sinal de classificação mais antigo do Google. Desde o lançamento do Google, os backlinks estavam no centro de seu algoritmo de classificação. E embora o Google tenha repetidamente adicionado dezenas - e até centenas - de outros sinais, os backlinks continuam sendo os mais poderosos.Costumava ser muito simples: quanto mais, melhor.

Quando os proprietários do site descobriram, as páginas de resultados de pesquisa do Google foram fortemente manipuladas, então o Google teve que melhorar seu jogo. Agora tudo é muito complicado, a ponto de duvidar que haja uma única pessoa trabalhando para o Google que entenda completamente como isso funciona.

Existem links bons e ruins, existem links naturais e não naturais e existem links de alta e baixa autoridade. Um grupo pode estar equilibrando o outro. Alguns links podem estar arrastando você para baixo e outros podem estar direcionando você para cima, e nem sempre é possível distinguir um do outro.

Agora, tudo se resume a uma coisa: você precisa de tantos links editoriais e naturais quanto possível. Em outras palavras, precisamos criar conteúdo vinculável.

2. Relevância

Na verdade, este deve ser o número 1, é claro. Coloquei links somente porque é um sinal mais recente - o que o Google ainda está descobrindo.

Anos atrás, adicionar uma palavra-chave específica várias vezes em um artigo ou em uma página era suficiente para o Google considerar esse conteúdo relevante para a consulta de pesquisa correspondente.

Obviamente, este era um sinal muito fácil de manipular, portanto o Google tem trabalhado duro para melhorar seus sinais de relevância.

Uma das maiores melhorias nos algoritmos de relevância do Google foi implementada graças à introdução do mapeamento semântico , que ajudou o Google a entender cada consulta no contexto, em vez de corresponder a sequência exata de palavras aos documentos indexados.

A pesquisa semântica pode ajudar os editores a criar conteúdo mais pesquisado e mais relevante, semelhante à maneira como ajuda o Google a calcular algoritmicamente a relevância.

3. Comprimento do Conteúdo

Este é um daqueles sinais de busca que continua causando muitos debates e argumentos no nicho de SEO. Na verdade, jamais saberemos a resposta definitiva, apesar de várias pesquisas parecerem mostrar que o Google favorece conteúdo de formato longo.

Argumenta-se, com razão, que o conteúdo de formato longo pode estar gerando mais backlinks e, portanto, tende a se classificar mais.

De qualquer maneira, seja um sinal de classificação direta ou simplesmente uma maneira de criar mais conteúdo vinculável, o conteúdo longo parece o caminho a percorrer.

Sempre use seu próprio julgamento editorial, mas como regra geral:

  • Se você tiver a opção de escrever um artigo de 1000 palavras ou três artigos de 200 palavras, escolha a opção mais longa.

  • No entanto, se você acha que seu artigo está se transformando em um livro de 5000 palavras, é hora de considerar uma série dividindo-a em tópicos e subtópicos mais específicos.

  • Por fim, se você sentir que cobriu completamente uma questão em seu artigo, não force mais. Um artigo útil que responda claramente a uma pergunta é melhor do que um conteúdo de formato longo que foi escrito apenas para contagem de palavras.

4. Correspondência exata de palavras-chave

Embora o Google tenha ido além das palavras-chave de correspondência exata e agora possa entender a relevância além das sequências de palavras, a palavra-chave de destino ainda é importante.

O mesmo estudo mencionado acima descobriu que "a grande maioria das tags de título no Google corresponde exatamente ou parcialmente à palavra-chave para a qual elas são classificadas". Observe que a maioria dos títulos não possui palavras-chave de correspondência exata, mas algumas variações delas.

Isso nos diz que o Google ainda está procurando palavras-chave, portanto a pesquisa e a otimização de palavras-chave ainda são importantes.

5. Engajamento de Conteúdo

Que eu saiba, o Google nunca confirmou que usa o engajamento na página (o que as pessoas fazem quando chegam à sua página) como um fator de classificação direta.

Eu posso ver por que pode ser uma decisão difícil para eles. Se os usuários saírem imediatamente, isso significa que o conteúdo foi inútil? Ou significa que é tão bom que as pessoas encontrem uma resposta imediatamente, totalmente satisfeitas com o que lêem?

A pergunta acima faz com que as métricas “taxas de rejeição" e "tempo na página" sejam sinais questionáveis ​​da qualidade do conteúdo.

Não há muito o que os criadores de conteúdo possam fazer para impactar o envolvimento do usuário, além de criar conteúdo genuinamente útil. Mas é sempre uma boa ideia para os criadores de conteúdo visualizar as análises do site e acompanhar o desempenho do conteúdo.

Conclusão

Obviamente, existem muitos outros sinais de pesquisa que ajudam o Google a exibir os resultados de pesquisa mais relevantes.

É provável que existam centenas (pelo menos 200) de sinais de busca em execução sempre que um usuário clicar no botão "pesquisar". Mas o conteúdo ainda é a base.

Um criador de conteúdo não pode influenciar todos os aspectos da otimização de mecanismo de pesquisa. Ainda existem elementos técnicos a serem descobertos (incluindo os mais importantes, como arquitetura do site e links internos). E existem poderosos sinais de classificação que estão além do alcance de um otimizador, como personalização e localização. O que você, como criador de conteúdo e profissional de marketing pode fazer é estabelecer a base importante para um ativo de alto nível.



Por Felipe Hueb - Capital Criativa


Quer mais dicas?

👉🏻 Entre em contato conosco!

☎ Telefone: (61) 3964-8256

📲 Whatsapp: (61) 98165-4567

⌨ E-mail: contato@capitalcriativa.com.br⠀

7 visualizações0 comentário
bottom of page