top of page

Como identificar sua persona?


Empresa de Marketing Digital Brasília Capital Criativa

Na linguagem do marketing digital, persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.


É um personagem com características dos seus clientes reais. São desenvolvidos com base em pesquisas de público-alvo e podem ajudar a direcionar melhor suas ações de marketing.


Toda a estratégia de Marketing de Conteúdo se desenvolve a partir das personas. Nesse processo, entende-se quem são aqueles que adquirem os produtos/serviços da sua empresa, como chegaram até ela, o que os motivou, em quais canais estão presentes e como se comunicar com eles. A criação de uma persona exige uma pesquisa mais aprofundada e leva em conta uma série de informações detalhadas como idade, localização, renda, informações demográficas, mas também sobre interesses, preocupações, sonhos, motivos para comprar, dores e outros fatores.



1º Passo: Defina que tipo de pesquisa será aplicada aos seus clientes

Empresa de Marketing Digital Brasília Capital Criativa

Entre as principais opções de pesquisas temos: a entrevista semi-estruturada e o questionário. Embora na primeira haja um conjunto de perguntas pré-definidas, o entrevistador pode explorar com novas indagações em cada situação, de acordo com o que foi fornecido até então. Já no segundo modelo, há uma lista de questões definidas e não há abertura para inserir novas perguntas no decorrer da conversa. Na hora de escolher qual pesquisa utilizar, leve em consideração as limitações da sua equipe e os recursos financeiro da empresa.


2º Passo: Defina quais as perguntas

Empresa de Marketing Digital Brasília Capital Criativa

A definição das perguntas pode variar de acordo com seu nicho. Nessa etapa, o ideal é que você divida as perguntas em algumas categorias, que podem ser: objetivos pessoais, objetivos profissionais, gostos e interesses, dificuldades pessoais, dificuldades profissionais e sonhos.


3º Passo: Aplicação da pesquisa

Empresa de Marketing Digital Brasília Capital Criativa

A pesquisa de personas deve ser aplicada tanto aos atuais clientes quanto aos antigos. A quantidade mínima recomendada para aplicação da pesquisa é de 20 entrevistados. Esta é uma amostra mínima confiável para analisar de forma satisfatória o universo de potenciais, atuais e ex-clientes e identificar personas mais condizentes. A aplicação pode ser feita de diversas formas e com o auxílio de diferentes ferramentas, entre elas: google forms, planilha de excel, landing page, ligação telefônica, entre outras.


4º Passo: Tabulação e análise dos dados da pesquisa

Empresa de Marketing Digital Brasília Capital Criativa

Nesta etapa, o objetivo é agrupar respostas semelhantes e identificar padrões. Utilize uma planilha para reunir os dados obtidos e analisar as respostas a cada uma das perguntas feitas na pesquisa. Crie filtros por dados de perfil (idade e cargo) e psicográficos (motivações e desafios) mais vitais para o negócio, agrupe as respostas semelhantes e calcule as porcentagens em relação ao todo. Gráficos do tipo pizza ou barras ajudam bastante nessa compreensão.


5º Passo: Formalização das personas identificadas

Empresa de Marketing Digital Brasília Capital Criativa

Após a realização de todas as etapas anteriores, agora é necessário criar um documento para formalizar e registrar as personas identificadas na pesquisa. Para esta atividade você pode utilizar recursos como um documento em Word, Google Docs, planilhas, entre outros.



Se você estiver precisando de uma consultoria de marketing, entre em contato conosco agora mesmo por e-mail ou através do nosso Whatsapp. É totalmente gratuito!





20 visualizações0 comentário
bottom of page