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  • Felipe Hueb

Como identificar sua persona?



Na linguagem do marketing digital, persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.


É um personagem com características dos seus clientes reais. São desenvolvidos com base em pesquisas de público-alvo e podem ajudar a direcionar melhor suas ações de marketing.


Toda a estratégia de Marketing de Conteúdo se desenvolve a partir das personas. Nesse processo, entende-se quem são aqueles que adquirem os produtos/serviços da sua empresa, como chegaram até ela, o que os motivou, em quais canais estão presentes e como se comunicar com eles. A criação de uma persona exige uma pesquisa mais aprofundada e leva em conta uma série de informações detalhadas como idade, localização, renda, informações demográficas, mas também sobre interesses, preocupações, sonhos, motivos para comprar, dores e outros fatores.



1º Passo: Defina que tipo de pesquisa será aplicada aos seus clientes

Entre as principais opções de pesquisas temos: a entrevista semi-estruturada e o questionário. Embora na primeira haja um conjunto de perguntas pré-definidas, o entrevistador pode explorar com novas indagações em cada situação, de acordo com o que foi fornecido até então. Já no segundo modelo, há uma lista de questões definidas e não há abertura para inserir novas perguntas no decorrer da conversa. Na hora de escolher qual pesquisa utilizar, leve em consideração as limitações da sua equipe e os recursos financeiro da empresa.


2º Passo: Defina quais as perguntas


A definição das perguntas pode variar de acordo com seu nicho. Nessa etapa, o ideal é que você divida as perguntas em algumas categorias, que podem ser: objetivos pessoais, objetivos profissionais, gostos e interesses, dificuldades pessoais, dificuldades profissionais e sonhos.


3º Passo: Aplicação da pesquisa

A pesquisa de personas deve ser aplicada tanto aos atuais clientes quanto aos antigos. A quantidade mínima recomendada para aplicação da pesquisa é de 20 entrevistados. Esta é uma amostra mínima confiável para analisar de forma satisfatória o universo de potenciais, atuais e ex-clientes e identificar personas mais condizentes. A aplicação pode ser feita de diversas formas e com o auxílio de diferentes ferramentas, entre elas: google forms, planilha de excel, landing page, ligação telefônica, entre outras.


4º Passo: Tabulação e análise dos dados da pesquisa

Nesta etapa, o objetivo é agrupar respostas semelhantes e identificar padrões. Utilize uma planilha para reunir os dados obtidos e analisar as respostas a cada uma das perguntas feitas na pesquisa. Crie filtros por dados de perfil (idade e cargo) e psicográficos (motivações e desafios) mais vitais para o negócio, agrupe as respostas semelhantes e calcule as porcentagens em relação ao todo. Gráficos do tipo pizza ou barras ajudam bastante nessa compreensão.


5º Passo: Formalização das personas identificadas

Após a realização de todas as etapas anteriores, agora é necessário criar um documento para formalizar e registrar as personas identificadas na pesquisa. Para esta atividade você pode utilizar recursos como um documento em Word, Google Docs, planilhas, entre outros.



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