Todas as grandes marcas do mundo devem seu sucesso à relação próxima que desenvolveram com o cliente. Elas conquistaram esse status graças ao seu brand management.
O brand management (ou branding) consiste nas ações estratégicas que as empresas aplicam para construir conexões com o público.
Quando uma marca desperta sensações e lembranças ou você pensa automaticamente nela em determinadas situações, é o brand management efetivo agindo no seu inconsciente.
Esse tipo de medida envolve aspectos como:
Logotipo;
Publicidade;
Jingles;
Design do site;
Continue lendo para saber mais sobre o conceito de brand management, sua importância para a longevidade da empresa e ferramentas e estratégias de marketing digital pertinentes para essa estratégia.
A importância do brand management na era digital
O brand management já era uma realidade muito antes da ascensão dos meios digitais, mas com o surgimento deles sua importância aumentou ainda mais.
Na internet, os consumidores têm mais liberdade para pesquisar e analisar quais produtos e serviços irão consumir.
O grande número de ofertas estimula as pessoas a procurar aquilo que atende exatamente às suas necessidades.
Nesse contexto, o brand management tem relevância renovada, pois construir uma imagem positiva na web é o passaporte para a ampliação da clientela.
O ideal é aliar as estratégias de branding ao marketing digital. Saiba como fazer isso no tópico a seguir.
Branding e marketing digital: união de sucesso
Em linhas gerais, o marketing digital é o conjunto de ações que buscam o bom posicionamento da marca na web para conseguir o maior número de conversões.
Devido às especificidades da internet, é cada vez mais necessário aplicar estratégias de marketing digital ao branding da sua empresa.
Existem ferramentas adequadas para isso, leia sobre cada uma delas a seguir:
1- Persona
O conceito de persona diz respeito ao perfil da empresa (brand persona) e do seu público (buyer persona).
A brand persona serve para aproximar marca e cliente por meio de valores compartilhados.
Deve conter informações como visão, missão e valores da empresa e ser aplicada à comunicação.
Desse modo, a empresa vai passar a ter uma imagem consolidada no mercado.
Por sua vez, a buyer persona se trata do cliente ideal da empresa. É a representação do tipo de pessoa para a qual a empresa faz seus produtos e inclui dados como média de idade, trabalho, hobbies e hábitos de consumo, entre outras.
2- Identidade visual
A identidade visual, elemento primordial do branding, é o primeiro contato das pessoas com a marca.
Por isso, ela precisa transmitir com exatidão os valores da empresa por meio de logotipos, fontes e cores.
Contratar uma equipe de designers é o mais indicado para trabalhar em uma identidade visual efetiva.
3- Anúncios
A partir da definição da buyer persona é possível identificar onde estão os clientes em potencial.
Segmentar anúncios nas plataformas de anúncios virtuais, como o InstagramAds, usando as informações coletadas previamente é muito indicado nesses casos.
Os anúncios são importantes tanto para o branding, quanto para o marketing digital porque são meios de alcançar públicos diferentes e testar as estratégias.
Investir na capacitação da sua equipe para que ela possa conseguir os resultados mais expressivos das ferramentas de anúncio é primordial.
Saber todos os detalhes de comoanunciar no Google Ads garante que a segmentação seja feita corretamente e os anúncios alcancem uma audiência ampla.
4- Marketing de Conteúdo
Para ter um bom posicionamento na web, é preciso alimentar as redes sociais e o site com conteúdo relevante.
Esse conteúdo deve estar alinhado ao branding da empresa, ou seja, deve refletir com exatidão os valores da marca de modo a se aproximar dos clientes de maneira orgânica e consistente.
A definição da buyer persona também faz diferença aqui. A empresa deve levar em conta as necessidades e os desejos do público na produção de conteúdo.
Essa é uma das formas mais eficazes de promover produtos e serviços na web.
Um site com informações vastas sobre o produto oferecido chama a atenção e motiva as pessoas a navegarem por ele, ou seja, as chances de conversão aumentam exponencialmente.
5- Mensuração de resultados
O meio digital tem uma enorme vantagem: o acesso a dados cruciais das ações realizadas.
Basta um clique para obter informações como quantidade de cliques e tempo de permanência na página.
Assim, mensurar os resultados de campanhas de marketing nunca foi tão fácil.
Alinhar esses dados ao branding e ao marketing digital da sua empresa representa uma vantagem importante, pois otimiza o tempo de correção de eventuais erros e privilegia modificações nas estratégias, caso seja necessário.
Conclusão
O brand management, quando aplicado em conjunto com o marketing digital, melhora a imagem da empresa e a efetividade das estratégias de divulgação.
Todos os setores da empresa precisam convergir para um mesmo objetivo, não adianta um funcionário saber como funcionao Facebook Ads se os outros não sabem.