Como fazer Brand Management no Marketing Digital

Todas as grandes marcas do mundo devem seu sucesso à relação próxima que desenvolveram com o cliente. Elas conquistaram esse status graças ao seu brand management.



O brand management (ou branding) consiste nas ações estratégicas que as empresas aplicam para construir conexões com o público.


Quando uma marca desperta sensações e lembranças ou você pensa automaticamente nela em determinadas situações, é o brand management efetivo agindo no seu inconsciente.


Esse tipo de medida envolve aspectos como:


Continue lendo para saber mais sobre o conceito de brand management, sua importância para a longevidade da empresa e ferramentas e estratégias de marketing digital pertinentes para essa estratégia.


A importância do brand management na era digital


O brand management já era uma realidade muito antes da ascensão dos meios digitais, mas com o surgimento deles sua importância aumentou ainda mais.


Na internet, os consumidores têm mais liberdade para pesquisar e analisar quais produtos e serviços irão consumir.



O grande número de ofertas estimula as pessoas a procurar aquilo que atende exatamente às suas necessidades.


Nesse contexto, o brand management tem relevância renovada, pois construir uma imagem positiva na web é o passaporte para a ampliação da clientela.


O ideal é aliar as estratégias de branding ao marketing digital. Saiba como fazer isso no tópico a seguir.


Branding e marketing digital: união de sucesso


Em linhas gerais, o marketing digital é o conjunto de ações que buscam o bom posicionamento da marca na web para conseguir o maior número de conversões.



Devido às especificidades da internet, é cada vez mais necessário aplicar estratégias de marketing digital ao branding da sua empresa.


Existem ferramentas adequadas para isso, leia sobre cada uma delas a seguir:


1- Persona


O conceito de persona diz respeito ao perfil da empresa (brand persona) e do seu público (buyer persona).



A brand persona serve para aproximar marca e cliente por meio de valores compartilhados.


Deve conter informações como visão, missão e valores da empresa e ser aplicada à comunicação.


Desse modo, a empresa vai passar a ter uma imagem consolidada no mercado.


Por sua vez, a buyer persona se trata do cliente ideal da empresa. É a representação do tipo de pessoa para a qual a empresa faz seus produtos e inclui dados como média de idade, trabalho, hobbies e hábitos de consumo, entre outras.


2- Identidade visual


A identidade visual, elemento primordial do branding, é o primeiro contato das pessoas com a marca.



Por isso, ela precisa transmitir com exatidão os valores da empresa por meio de logotipos, fontes e cores.


Contratar uma equipe de designers é o mais indicado para trabalhar em uma identidade visual efetiva.


3- Anúncios


A partir da definição da buyer persona é possível identificar onde estão os clientes em potencial.



Segmentar anúncios nas plataformas de anúncios virtuais, como o InstagramAds, usando as informações coletadas previamente é muito indicado nesses casos.


Os anúncios são importantes tanto para o branding, quanto para o marketing digital porque são meios de alcançar públicos diferentes e testar as estratégias.


Investir na capacitação da sua equipe para que ela possa conseguir os resultados mais expressivos das ferramentas de anúncio é primordial.


Saber todos os detalhes de comoanunciar no Google Ads garante que a segmentação seja feita corretamente e os anúncios alcancem uma audiência ampla.


4- Marketing de Conteúdo


Para ter um bom posicionamento na web, é preciso alimentar as redes sociais e o site com conteúdo relevante.



Esse conteúdo deve estar alinhado ao branding da empresa, ou seja, deve refletir com exatidão os valores da marca de modo a se aproximar dos clientes de maneira orgânica e consistente.


A definição da buyer persona também faz diferença aqui. A empresa deve levar em conta as necessidades e os desejos do público na produção de conteúdo.


Essa é uma das formas mais eficazes de promover produtos e serviços na web.


Um site com informações vastas sobre o produto oferecido chama a atenção e motiva as pessoas a navegarem por ele, ou seja, as chances de conversão aumentam exponencialmente.


5- Mensuração de resultados


O meio digital tem uma enorme vantagem: o acesso a dados cruciais das ações realizadas.



Basta um clique para obter informações como quantidade de cliques e tempo de permanência na página.


Assim, mensurar os resultados de campanhas de marketing nunca foi tão fácil.


Alinhar esses dados ao branding e ao marketing digital da sua empresa representa uma vantagem importante, pois otimiza o tempo de correção de eventuais erros e privilegia modificações nas estratégias, caso seja necessário.


Conclusão


O brand management, quando aplicado em conjunto com o marketing digital, melhora a imagem da empresa e a efetividade das estratégias de divulgação.


Todos os setores da empresa precisam convergir para um mesmo objetivo, não adianta um funcionário saber como funcionao Facebook Ads se os outros não sabem.

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