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  • Felipe Hueb

Identificando Falsos Influencers


Quando usado de maneira eficaz, o marketing de influenciadores pode produzir resultados incríveis para as marcas, proporcionando um bom retorno sobre o investimento - cerca de 94% dos profissionais de marketing que usam estratégias de marketing de influenciadores acreditam que é eficaz.


Mas, à medida que fica mais fácil comprar seguidores e curtidas, o problema dos chamados "influenciadores falsos", que empregam táticas descaradas para se deturpar, tornou o jogo arriscado.


Estima-se que o setor de marketing de influenciadores valha de US $ 5 a US $ 10 bilhões, mas pesquisas mostram que 24% dos influenciadores manipularam falsamente seus números de envolvimento.


Isso não apenas torna mais difícil para influenciadores reais, mas também faz com que os profissionais de marketing sejam mais cautelosos ao pensar em contrata-los.

Como marca, você não deseja associar-se a influenciadores falsos, nem desperdiçar seu dinheiro com eles. Você precisa saber como procurar corretamente influenciadores reais e como identificar os falsos do rebanho.


Felizmente, a melhor maneira de identificar esses influenciadores falsos é bastante simples - desde que você saiba o que procurar.





Então, o que é um influenciador falso?

Geralmente, eles são bots ou pessoas reais que compram seus likes e seguidores para ajudar a aumentar artificialmente seu engajamento, fazendo com que pareçam ter seguidores fortes e, portanto, uma boa influência sobre o mercado. Essa não é a realidade, porém, você obterá melhores resultados abrindo sua janela e jogando seu dinheiro na rua.


Como você identifica uma farsa?

A maneira mais simples de identificar um influenciador falso é entrar na lista de seguidores e dar uma olhada nas contas. Procure perfis sem uma imagem, poucos ou nenhum seguidores e / ou seguidores, sem postagens e também contas privadas. Outro marcador é se os seguidores não mostram seus nomes claramente, principalmente se suas contas contiverem muitos números. Se houver muitas dessas contas, é bem provável que sejam bots que foram comprados. O mesmo pode ser feito para curtidas e comentários.


Relação seguidor / engajamento

Eles têm mais de 100.000 seguidores, mas estão recebendo apenas alguns likes em suas fotos?

É provável que eles tenham comprado seguidores para fazê-los parecerem mais populares. Isso é surpreendentemente barato: o Buzzoid, um negócio de incentivo à "influência", oferece 5.000 seguidores de "qualidade" por US $ 39,99.

Talvez eles tenham 10.000 seguidores e 1.000 curtidas, mas apenas alguns comentários? Este também é um indicador de que eles compraram seus seguidores e curtidas.

Uma conta legítima com tantos seguidores deve receber pelo menos algumas centenas de comentários nas postagens se eles tiverem seguidores reais que realmente estão envolvidos com eles.

Mas isso não é tudo: os comentários também podem ser comprados se esse indivíduo não poupar custos para parecer legítimo. Como identificar uma farsa? Simples. Procure respostas simples com emojis ou comentários genéricos como "Incrível!" e "Adoro!"


Processo de triagem

Uma das melhores maneiras de determinar se um influenciador é adequado para o seu marketing é pedir capturas de tela das informações de seu público. Eles fornecem os cinco principais locais de seus seguidores (cidades e países), faixa etária e sexo.

Essas informações podem ser uma ferramenta valiosa para determinar se elas influenciarão os mesmos dados demográficos que se alinham ao seu marketing.

Lembre-se também de que não é apenas o tamanho que importa, as tendências mostram que em 2020 haverá um aumento de nano-influenciadores, pois eles têm uma conexão mais autêntica com um público altamente comprometido.


Peça referências

Solicite referências de marcas, empresas e negócios anteriores com os quais eles trabalharam. Não se deixe enganar por grandes números e promessas vazias.

Certifique-se de ter as provas de autenticidade primeiro e de que elas são realmente capazes de gerarem resultados antes enviar qualquer coisa.

Não há mal algum em perguntar quais eram os ROIs para essas colaborações - e as evidências para apoiá-las.


Estatísticas

É muito provável que um influenciador real tenha uma conta comercial, que permite visualizar seu alcance, impressões e outras estatísticas para monitorar o desempenho de suas postagens.

Não tenha medo de solicitar as estatísticas mais recentes de engajamento na forma de uma captura de tela para a conta e as postagens mais recentes.

Se alguém tem milhares de seguidores, mas um alcance pequeno, essa é outra bandeira vermelha e deve ser analisada antes de você contratá-los.

A maioria das decisões de negócios se resume à análise de uma proposta. Portanto, você precisa examinar exatamente o que está recebendo pelo que está preparado para gastar.

Se você é vítima de um influenciador falso e investe neles para promover e comercializar seus produtos, é improvável que você veja um aumento em suas vendas reais, que é a métrica final para medir seu ROI.

Essas verificações básicas economizarão muito tempo - e dinheiro.

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