top of page

Por que o jargão pode prejudicar seu conteúdo?

Atualizado: 5 de mar. de 2021

No final de 2019, pesquisadores da Ohio State conduziram um estudo. Eles fizeram um grupo de consumidores ler três parágrafos sobre tecnologia que incluíam apenas termos simples. Em seguida, eles fizeram outro grupo ler três parágrafos sobre o mesmo assunto, só que desta vez estava cheio de jargões especializados.


Agência de Marketing Digital Capital Criativa Brasília - Por que o jargão pode prejudicar seu conteúdo?

Por exemplo, o grupo de jargão leria uma frase como: “Este sistema funciona devido à integração da IA ​​por meio da escala de movimento e redução de tremor”.


Enquanto isso, o grupo sem jargão veria: “Este sistema funciona por causa de sua programação que torna os movimentos do robô mais precisos e menos instáveis.”


Embora as pessoas que encontraram o jargão tenham recebido definições para todos os termos, elas se sentiram desinteressadas no final da passagem. Eles não gostaram do que estavam lendo e até começaram a argumentar contra isso.


Por outro lado, o grupo livre de jargões não só se sentiu envolvido, mas também se sentiu fortalecido e queria aprender mais.


O uso de palavras difíceis e especializadas é um sinal que diz às pessoas que elas não pertencem ao assunto. Você pode dizer a eles o que os termos significam, mas não importa. As pessoas já sentem que esta mensagem não é para elas.


Para muitos profissionais de marketing e líderes de vendas, essa é uma notícia muito ruim.


Os perigos do jargão


Os profissionais de marketing e vendedores adoram usar jargão - especialmente quando empregados em empresas de tecnologia.


Por que o jargão pode prejudicar seu conteúdo?

Normalmente, as equipes de marketing e vendas caem nessa armadilha porque acreditam que os jargões os fazem parecer especialistas, o que, por sua vez, fará com que as pessoas confiem neles.


Mas o oposto é verdadeiro. O jargão afasta as pessoas. Elas param de ouvir, mesmo quando sabem o que as palavras significam. Nossos cérebros respondem melhor a conteúdo e histórias escritas em linguagem clara e simples.


Alguns termos específicos do setor são necessários em seu material de marketing e vendas? Absolutamente.


É impossível escrever de forma inteligente sobre medição de conteúdo, por exemplo, sem usar termos como visitantes únicos, custo por lead (CPL) ou share of voice. Mas ainda precisamos garantir que usamos esses termos em frases simples e claras e explicar o que eles significam quando necessário.


Uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer como líder de vendas ou marketing é examinar todo o seu conteúdo, eliminar o jargão e tornar o mais fácil possível para as pessoas entenderem o que você faz e como isso as ajudará.


Por que o jargão pode prejudicar seu conteúdo?

A era digital quebrou as barreiras entre marcas e consumidores. Mas com mensagens ruins, as marcas colocam essa barreira de volta em sites cheios de jargões, e-mails, mensagens do LinkedIn e outros conteúdos que simplesmente não fazem sentido.


Escrever sobre assuntos complexos não é fácil. Mas as empresas que facilitam o entendimento terão uma enorme vantagem competitiva.


Se você quiser saber tudo sobre marketing digital e começar um negócio online do zero, recomendamos o curso Fórmula Negócio Online. Lá você pode aprender tudo da forma mais correta possível.


Estamos também disponíveis para lhe atender por Whatsapp. Se você precisar de um orçamento de nossos serviços de marketing para o seu negócio, você pode preencher o formulário presente em nossa página inicial.


Um abraço e até a próxima!



 



9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page