Felipe Hueb

7 de abr de 20213 min

Como fazer Brand Management no Marketing Digital

Todas as grandes marcas do mundo devem seu sucesso à relação próxima que desenvolveram com o cliente. Elas conquistaram esse status graças ao seu brand management.

O brand management (ou branding) consiste nas ações estratégicas que as empresas aplicam para construir conexões com o público.

Quando uma marca desperta sensações e lembranças ou você pensa automaticamente nela em determinadas situações, é o brand management efetivo agindo no seu inconsciente.

Esse tipo de medida envolve aspectos como:

Continue lendo para saber mais sobre o conceito de brand management, sua importância para a longevidade da empresa e ferramentas e estratégias de marketing digital pertinentes para essa estratégia.

A importância do brand management na era digital

O brand management já era uma realidade muito antes da ascensão dos meios digitais, mas com o surgimento deles sua importância aumentou ainda mais.

Na internet, os consumidores têm mais liberdade para pesquisar e analisar quais produtos e serviços irão consumir.

O grande número de ofertas estimula as pessoas a procurar aquilo que atende exatamente às suas necessidades.

Nesse contexto, o brand management tem relevância renovada, pois construir uma imagem positiva na web é o passaporte para a ampliação da clientela.

O ideal é aliar as estratégias de branding ao marketing digital. Saiba como fazer isso no tópico a seguir.

Branding e marketing digital: união de sucesso

Em linhas gerais, o marketing digital é o conjunto de ações que buscam o bom posicionamento da marca na web para conseguir o maior número de conversões.

Devido às especificidades da internet, é cada vez mais necessário aplicar estratégias de marketing digital ao branding da sua empresa.

Existem ferramentas adequadas para isso, leia sobre cada uma delas a seguir:

1- Persona

O conceito de persona diz respeito ao perfil da empresa (brand persona) e do seu público (buyer persona).

A brand persona serve para aproximar marca e cliente por meio de valores compartilhados.

Deve conter informações como visão, missão e valores da empresa e ser aplicada à comunicação.

Desse modo, a empresa vai passar a ter uma imagem consolidada no mercado.

Por sua vez, a buyer persona se trata do cliente ideal da empresa. É a representação do tipo de pessoa para a qual a empresa faz seus produtos e inclui dados como média de idade, trabalho, hobbies e hábitos de consumo, entre outras.

2- Identidade visual

A identidade visual, elemento primordial do branding, é o primeiro contato das pessoas com a marca.

Por isso, ela precisa transmitir com exatidão os valores da empresa por meio de logotipos, fontes e cores.

Contratar uma equipe de designers é o mais indicado para trabalhar em uma identidade visual efetiva.

3- Anúncios

A partir da definição da buyer persona é possível identificar onde estão os clientes em potencial.

Segmentar anúncios nas plataformas de anúncios virtuais, como o InstagramAds, usando as informações coletadas previamente é muito indicado nesses casos.

Os anúncios são importantes tanto para o branding, quanto para o marketing digital porque são meios de alcançar públicos diferentes e testar as estratégias.

Investir na capacitação da sua equipe para que ela possa conseguir os resultados mais expressivos das ferramentas de anúncio é primordial.

Saber todos os detalhes de comoanunciar no Google Ads garante que a segmentação seja feita corretamente e os anúncios alcancem uma audiência ampla.

4- Marketing de Conteúdo

Para ter um bom posicionamento na web, é preciso alimentar as redes sociais e o site com conteúdo relevante.

Esse conteúdo deve estar alinhado ao branding da empresa, ou seja, deve refletir com exatidão os valores da marca de modo a se aproximar dos clientes de maneira orgânica e consistente.

A definição da buyer persona também faz diferença aqui. A empresa deve levar em conta as necessidades e os desejos do público na produção de conteúdo.

Essa é uma das formas mais eficazes de promover produtos e serviços na web.

Um site com informações vastas sobre o produto oferecido chama a atenção e motiva as pessoas a navegarem por ele, ou seja, as chances de conversão aumentam exponencialmente.

5- Mensuração de resultados

O meio digital tem uma enorme vantagem: o acesso a dados cruciais das ações realizadas.

Basta um clique para obter informações como quantidade de cliques e tempo de permanência na página.

Assim, mensurar os resultados de campanhas de marketing nunca foi tão fácil.

Alinhar esses dados ao branding e ao marketing digital da sua empresa representa uma vantagem importante, pois otimiza o tempo de correção de eventuais erros e privilegia modificações nas estratégias, caso seja necessário.

Conclusão

O brand management, quando aplicado em conjunto com o marketing digital, melhora a imagem da empresa e a efetividade das estratégias de divulgação.

Todos os setores da empresa precisam convergir para um mesmo objetivo, não adianta um funcionário saber como funcionao Facebook Ads se os outros não sabem.

    50
    0