Como monetizar um blog em 2021 - 15 maneiras comprovadas e lucrativas

Você está se perguntando como monetizar um blog? Embora o blog seja um hobby agradável para muitos, também é uma ótima maneira de ganhar dinheiro online.



Você também ficará feliz em saber que monetizar um blog é mais fácil hoje do que nunca.


Então, talvez você já tenha começado um blog e tenha escrito postagens incríveis por um tempo ... mas ainda está ganhando zero dólares?


É hora de mudar isso! Mas como você faz isso?


Neste post, mostraremos como monetizar um blog e ganhar dinheiro online de 15 maneiras comprovadas e lucrativas.



Comece o marketing de afiliados


Se você está procurando maneiras de monetizar um blog, deve procurar marketing de afiliados .


O marketing de afiliados é uma das maneiras mais comuns de os blogueiros ganharem dinheiro. Com o marketing de afiliados, você promove os produtos de outras empresas. Cada vez que alguém compra o produto por meio de um de seus links de afiliados, você ganha uma comissão.


Portanto, digamos que sua comissão seja de R$ 50 para cada venda. Se 100 pessoas compram o produto clicando em seu link de afiliado, você ganha R$ 5000!


A maneira mais fácil de encontrar produtos para promover em seu blog é ingressando em programas de afiliados como:

  • Hotmart

  • Monetize

  • Eduzz

  • Amazon

  • Udemy


Inscreva-se e navegue em redes de afiliados como esses para encontrar produtos de afiliados que você possa promover.


Existe praticamente um programa de afiliados para cada setor ou nicho; moda, comida e bebida, educação, saúde e muito mais.


É melhor escolher produtos relacionados ao nicho do seu blog. Ao escolher produtos relacionados ao seu nicho, você sabe que seu público terá interesse neles e mais probabilidade de comprar.

Por exemplo, se seu blog é sobre condicionamento físico, você deve promover produtos relacionados ao condicionamento físico, como roupas esportivas, equipamentos de ginástica e assim por diante.


Para saber mais sobre como monetizar um blog com marketing de afiliados, confira o Método Resultado que indicamos em nosso site.



Anuncie em seu blog com o Google Adsense


Uma maneira fácil de monetizar um blog com anúncios é usando o Google Adsense . Google Adsense é um programa executado pelo Google que exibe anúncios em sites. Quando um visitante clica em um anúncio em seu site, você ganha dinheiro.


Os anúncios que serão exibidos em seu blog são direcionados ao conteúdo do site e ao público-alvo.


Por exemplo, os tipos de anúncios que aparecem no blog de viagens Adventurous Kate estão relacionados a viagens. Aqui está um para passeios de lua de mel:





Além disso, adicionar o Google Adsense ao seu blog é super fácil. Depois de configurá-lo, os anúncios são exibidos automaticamente.


Você também pode acompanhar a quantidade de moedas do Adsense que está ganhando e quais anúncios têm o melhor desempenho com uma ferramenta como o MonsterInsights.

A seguir, mostraremos outra maneira de monetizar um blog com anúncios.



Vender espaço publicitário diretamente


Embora o Google Adsense seja fácil de configurar, a quantidade de dinheiro que você pode ganhar é limitada. Portanto, você pode querer considerar a venda de espaço publicitário diretamente no seu blog.


Ao vender o espaço publicitário diretamente, você pode definir o preço . Em vez de receber uma pequena quantia por cada clique individual em um anúncio, você pode cobrar uma taxa fixa por um anúncio em seu blog. Ao cobrar uma taxa fixa, você pode obter mais dinheiro e é mais fácil de gerenciar do que rastrear cliques.


Para encontrar empresas que desejam comprar espaço publicitário em seu site, você pode criar uma página Anuncie Aqui em seu site ou usar uma plataforma como o BuySellAds para se conectar com empresas.


Vender espaço de anúncio diretamente é um pouco mais difícil de gerenciar do que o Google Adsense porque você é responsável por negociar o preço, definir os termos e acordos, gerenciar o faturamento e todos os outros detalhes. Porém, o seu lucro será maior.



Aceitar postagens de blog patrocinadas


Quer ser pago para escrever uma postagem no blog? Se a resposta for sim, aceite postagens de blog patrocinadas!


Uma postagem de blog patrocinada é uma estratégia popular de monetização de blog.


Resumindo, uma empresa paga para você escrever sobre seus produtos em seu blog. Eles podem até escrever o post sozinhos, então tudo que você precisa fazer é publicá-lo.


É semelhante a como os influenciadores aceitam patrocínios para promover um produto no Instagram ou YouTube.


Se você tem um blog atraente com conteúdo de qualidade, uma programação de blog consistente e leitores engajados, muitas empresas estão dispostas a pagar muito por você para promover seus produtos ou serviços.


Você também pode entrar em contato diretamente com as marcas para ver se elas têm interesse em fazer parceria com você.


Monte um kit de mídia usando uma ferramenta como o Canva . Com os modelos pré-fabricados do Canva, você pode montar um kit de mídia para apresentação.



Seu kit de mídia deve incluir detalhes sobre os dados demográficos do seu público, o tráfego do seu blog, o que segue na mídia social e outras estatísticas que seriam atraentes para os anunciantes. Em seguida, envie seu kit de mídia para empresas com as quais gostaria de trabalhar.


Agora, vamos dar uma olhada em outra maneira de tornar seu blog mais lucrativo.



Seja pago para escrever comentários


Ser pago para escrever comentários é semelhante a aceitar posts de visitantes patrocinados.


Com as análises pagas, você pode experimentar um produto, escrever uma análise sobre ele no seu blog e receber o pagamento!


Obviamente, você deseja escrever análises de produtos que sejam relevantes para o nicho do seu blog e para o seu público.

Transforme seu blog em um site de membros


Seus fãs mais leais estarão mais dispostos a pagar para ler mais de seu conteúdo porque ele é muito valioso para eles.


Quando você transforma seu blog em um site de assinantes, é como bloquear seu conteúdo atrás de uma porta; apenas as pessoas que possuem a chave (uma assinatura paga) têm acesso a ela.


Os usuários podem pagar uma taxa única para obter acesso ou você pode cobrar dos usuários uma assinatura mensal para que possa obter receitas recorrentes de seu blog. Como você pode ver, vender assinaturas é uma ótima maneira de monetizar um blog.


Usando os melhores plug-ins de assinatura , você pode facilmente transformar seu blog em um site de assinatura em nenhum momento.



Crie um fórum privado


Em vez de transformar todo o seu site em um site de membros, você pode criar um fórum privado que as pessoas precisam pagar para acessar.


Um fórum é basicamente uma página em seu site onde os membros podem discutir diferentes tópicos uns com os outros e obter conselhos individuais de você.


Ter um fórum é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e construir uma comunidade em torno do seu blog. Além disso, com assinaturas pagas, você pode criar um fluxo de receita para seu blog.



Escreva um Ebook


Vender e-books é outra forma popular de monetizar um blog e é uma ótima fonte de renda passiva.


Renda passiva é a renda que requer pouco ou nenhum esforço para ganhar e manter. Ao escrever um e-book, você só precisa escrevê-lo uma vez. Então, você pode vender esse e-book repetidamente para seus leitores.


Mas, se você deseja que seu e-book seja vendido, ele precisa ser bom.


Mais importante ainda, o tópico do seu e-book precisa ser interessante para o seu público-alvo.


Mas você também pode simplesmente criar um e-book que seu público vai adorar, transformando um de seus posts mais populares em um e-book.


Por exemplo, se você tem uma postagem de blog sobre SEO que vai muito bem, transforme-a em um e-book mais detalhado para seus leitores.


Para obter mais dicas sobre como escrever um ebook que será vendido, verifique este guia sobre como fazer um e-book .


A seguir, vamos descobrir que outros tipos de produtos digitais você pode vender em seu blog.



Vender outros produtos digitais


Além de e-books, você também pode monetizar seu blog com a venda de produtos digitais como modelos, prints, temas WordPress, tutoriais em vídeo, gravações de áudio, etc. Se você tem habilidade e o produto digital é útil para o seu público, venda-o!



Ofereça Cursos Online


Se você tem algo valioso para ensinar ao seu público, pode transformar sua experiência em cursos online pelos quais seus leitores podem pagar.


Você nem precisa ser um “especialista” para ministrar um curso online. Contanto que você tenha algum conhecimento sobre um assunto que possa compartilhar com os leitores, pode vender cursos online em seu blog.


Por exemplo, se você tem um blog sobre culinária, pode vender aulas de culinária em vídeo para o seu público.


Ao criar um curso online, você pode ajudar as pessoas, se tornar uma autoridade em seu setor e ganhar dinheiro.



Organize um webinar pago


Hospedar um webinar é uma ótima maneira de promover o seu blog e mostrar sua experiência.


Um webinar é como uma sessão de treinamento de vídeo ao vivo ou curso online com um período de perguntas e respostas no final. Portanto, é uma boa maneira de interagir com seu público também.


Você pode usar webinars gratuitos para promover seus produtos ou serviços existentes, caso já tenha monetizado seu blog usando outro método. Ou você pode vender acessos para o webinar se tiver informações valiosas para compartilhar.

Ganhe dinheiro com coaching


Você tem habilidades valiosas e a capacidade de ensiná-las a outras pessoas?


Então você deve considerar monetizar seu blog, começando um serviço de coaching.


O coaching consiste em dar dicas e conselhos individuais aos clientes pagantes. Por exemplo, um treinador de blog pode dar conselhos a seus clientes sobre como obter mais tráfego ou construir sua lista de e-mail mais rapidamente .


O nicho do seu blog determinará o tipo de treinamento que você pode oferecer. Por exemplo, se você tem um blog de moda, pode oferecer treinamento e consultas para ajudar seu público a desenvolver seu estilo pessoal.


Você pode treinar pessoas por telefone ou por e-mail, bate-papo por vídeo ou mensagens instantâneas. Veja como criar um formulário de reserva para que seus clientes possam marcar a primeira sessão com você.



Comece a trabalhar como freelancer para ganhar dinheiro


Usar seu blog para se promover como freelancer é outra forma popular de ganhar dinheiro online .


Com o freelancer, você não precisa gastar tempo ou dinheiro criando um produto antes do tempo para vender, você simplesmente oferece seus serviços.


Acha que não tem nenhum serviço para oferecer ao seu público? Errou!


Como blogueiro, você já é um escritor habilidoso, então pode oferecer serviços de redação freelancer para empresas. Os blogs são como muitos escritores freelance começam.


Você é ótimo em design gráfico? Você pode oferecer serviços freelance para startups que precisam de design de logotipo ou infográficos.


Você também pode conseguir empregos freelance para gerenciamento de mídia social, contabilidade, web design e muito mais.


Portanto, recomendamos usar o seu site para promover seus serviços de freelancer.


Você também pode enviar e-mails frios para clientes com os quais gostaria de trabalhar ou entrar em contato com eles no LinkedIn.


Dessa forma, é mais fácil se destacar na multidão e você tem mais controle sobre seu negócio.


Para enviar faturas e receber pagamentos de seus clientes, você pode usar uma ferramenta como o MercadoPago, PagSeguro, PayPal, entre outros.



Rentabilizar com Mercadorias


Quando você vai a um show, geralmente vê uma mesa de mercadorias vendendo camisetas de bandas logo de cara. Mas você sabia que também pode monetizar um blog com mercadoria?


Muitos blogueiros de sucesso vendem produtos de blog como camisetas, bonés, capas de telefone e outros produtos físicos com os logotipos e slogans de seus blogs impressos neles.



Aceite doações


Se os seus leitores adoram o seu conteúdo, às vezes eles simplesmente darão dinheiro se você pedir.


Quando você fornece conteúdo divertido e valioso para as pessoas gratuitamente, não há nada de errado em pedir doações. Mesmo sites populares como a Wikipedia pedem doações de seus usuários.


Para coletar doações de seus leitores, você pode criar um formulário de doação usando o MercadoPago ou PagSeguro.



Dica bônus: crie uma lista de e-mail


Há mais uma coisa que você deve fazer se quiser ganhar dinheiro com blogs - criar uma lista de e-mail.


O arrependimento nº 1 da maioria dos blogueiros de sucesso é não terem começado a construir uma lista antes!


O marketing por email irá ajudá-lo a:


  • Aumentar a receita de marketing de afiliados

  • Gerar vendas de seu e-book

  • Obter mais inscrições de webinar

  • Gerar mais inscrições para o seu curso online

  • Vender mais mercadoria


E mais


Com o marketing por e-mail , você pode promover tudo o que está vendendo diretamente para o seu público.

As pessoas que assinam sua lista de e-mail são as mais interessadas no que você tem a dizer, tornando-as as pessoas com maior probabilidade de se inscreverem em seu curso ou comprarem seu e-book.


Então, como você constrói uma lista de e-mail? Comece criando um pop-up de formulário em seu site.

Um pop-up de formulário de opção será exibido na tela e incentivará os usuários a se inscrever; tudo o que o usuário precisa fazer é fornecer seu endereço de e-mail para receber seu boletim informativo.


Esses formulários de alta conversão o ajudarão a construir sua lista de e-mail rapidamente.



Comece a monetizar seu blog hoje


É isso! Se você está se perguntando como fazer um blog crescer do zero, essas estratégias comprovadas e lucrativas de monetização irão ajudá-lo.


Então, agora que você sabe como rentabilizar um blog, escolha 1 ou 2 dessas estratégias e comece a ganhar dinheiro com seu blog hoje!


E com um pouco de trabalho duro, o que começa como uma confusão pode se transformar em uma receita de tempo integral!


Quer atrair mais leitores para o seu blog para aumentar o seu potencial de ganhar dinheiro? Então baixe o e-book gratuito que vai ensinar você a começar um negócio online do zero.


Não se esqueça de se inscrever para receber informações valiosas sobre marketing digital.

8 visualizações0 comentário

Site desenvolvido por Capital Criativa