Se você possui uma pequena empresa, parece que todo mundo está tentando fazer você usar as mídias sociais. Plataformas como Facebook, Instagram e Twitter estão pressionando muito para que as pequenas empresas adotem o marketing de mídia social.
Os gurus do marketing digital estão gastando muito dinheiro para tentar fazer com que você gaste muito dinheiro em seus serviços de marketing de mídia social.
Você provavelmente já se envolveu com marketing de mídia social. Você pode ter uma página de negócios no Facebook. Mas, no seu íntimo, você também suspeita que a mídia social é um pouco uma farsa.
Você se engana..
O marketing de mídia social não é nem um pouco uma farsa. O marketing de mídia social é uma farsa completa para a maioria das pequenas e médias empresas.
O que significa marketing de mídia social?
O marketing de mídia social é construído em torno do conceito de criação de conteúdo gratuito para construir um público. Esta é uma estratégia testada pelo tempo. Mas, o marketing de mídia social quebra essa abordagem de forma eficaz.
Em primeiro lugar, quando você constrói um público nas mídias sociais, não está criando um ativo para o seu negócio. Você está criando um ativo para a empresa que possui a plataforma.
Se a plataforma de mídia social afundar no mês que vem, seu público afunda com ela. As plataformas de mídia social podem, e mudam as suas políticas constantemente. O que é gratuito hoje é pago amanhã.
O Facebook puxou o tapete das empresas há vários anos, tornando impossível alcançar seus fãs sem pagar para aumentar suas postagens.
Em segundo lugar, a mídia social não é um ótimo veículo para vendas. Dê uma olhada em qualquer artigo sobre como as empresas devem usar a mídia social e você descobrirá que deve fazer mais do que apenas compartilhar seu próprio conteúdo. Você deve ser visto como uma autoridade, fonte ou entretenimento confiável. Mas é difícil ganhar dinheiro apenas sendo social e deixando uma boa impressão.
O marketing de mídia social não resultará em mais vendas para sua pequena empresa. Ele vai sugar todo o seu tempo e dinheiro disponíveis, deixando-o frustrado e pronto para desistir de qualquer coisa que tenha a ver com marketing online.
O marketing de mídia social trata de criar postagens para tentar gerar curtidas, compartilhamentos, comentários e seguidores. Mas, como uma pequena empresa, você não pode monetizar efetivamente com nenhuma dessas métricas.
A publicidade paga pode ser eficaz, mas o marketing de conteúdo pago ou gratuito em plataformas de mídia social é um investimento horrível para pequenas empresas.
Como as grandes marcas de consumo usam a mídia social
Grandes marcas como Arby's, McDonald's, Target e Ford gastam muito dinheiro em marketing de mídia social. Estas são empresas inteligentes. Por que eles investem em algo que não funciona?
Eles não querem.
O que as grandes marcas desejam e obtêm das mídias sociais é diferente do que você deseja e do que obtém como uma pequena empresa.
Uma das estratégias de marketing que as grandes empresas empregam é investir no reconhecimento da marca. Eles querem que as pessoas associem sua marca a emoções, fases de vida e decisões específicas.
As grandes marcas de consumo não se preocupam em gerar vendas nas redes sociais. Elas se preocupam em deixar uma boa impressão.
Essas marcas podem arcar com essa estratégia por causa de seu tamanho, do número de diferentes mercados em que atuam e porque se concentram principalmente nos consumidores.
Você não é uma grande marca
Sua pequena ou média empresa não é uma grande marca. Você não tem orçamento ou cronograma para criar lentamente um desejo por seus produtos e marca ao longo de vários anos.
Você não pode se dar ao luxo de investir no reconhecimento da marca porque será esmagado pela concorrência.
Se sua empresa não é uma grande marca, você precisa se concentrar em estratégias e táticas de marketing que realmente façam diferença em seus resultados financeiros, em vez de se concentrar em métricas que bajulem seu ego.
Aumente os lucros ao fazer vendas, não ao deixar uma impressão
Quanto vale um like para o seu negócio? Que tal compartilhar ou seguir? Aqui estão os resultados de alguns cálculos matemáticos:
Curtidas = R$ 0
Seguidores = R$ 0
Deixar uma boa impressão não gera um centavo de receita. Se você quiser aumentar os lucros, terá que vender mais coisas. É assim que as pequenas empresas permanecem no mercado. Elas vendem bens ou serviços suficientes para pagar todas as suas contas e gerar um nível de lucro.
Você terá que obter seu dinheiro à moda antiga, vendendo coisas que as pessoas precisam ou desejam.
Embora isso pareça senso comum, a maioria dos profissionais de marketing de mídia social esquece esse fato. Pense no que aconteceria se, de repente, você tivesse 10.000 fãs reais no Facebook amanhã. Como isso afetaria seu negócio?
Não afetaria.
Você ainda teria que tentar vender para esses seguidores. Como você vai alcançá-los? Você pode escrever um monte de postagens, mas terá que pagar para aumentar o alcance dessas postagens e fazer com que mais de 5% dos seus fãs os vejam.
Se você fizer todas essas postagens, postagens de vendas, começará a perder fãs.
Você está em uma situação sem saída com a mídia social.
Não importa quanto tempo e dinheiro você gasta nas redes sociais, você ainda precisa fazer o trabalho de fazer uma venda.
Em vez de desperdiçar seu tempo e dinheiro em marketing de mídia social, você deve investir em três táticas diferentes:
1. Publicidade paga em plataformas de mídia social
A maneira exata como você implanta essas táticas varia de acordo com as especificidades do seu negócio. As empresas business to business têm funis de vendas diferentes das empresas com foco no consumidor.
No entanto, essas táticas o ajudarão a se conectar com pessoas ansiosas para comprar de você.
Publicidade paga em canais de mídia social é diferente. O verdadeiro ouro da mídia social para pequenas e médias empresas está na publicidade paga.
Escrever e impulsionar é uma forma lenta, cara e ineficiente de atrair clientes pagantes.
A publicidade paga vai direto ao cerne da questão. Você pode pedir diretamente ao seu cliente ideal para fazer algo. Pode ser apenas clicar em um link, mas isso os tira da mídia social para o seu site, onde você controla os termos de engajamento.
A publicidade paga deve ser usada para direcionar os clientes a uma página de destino específica, e não apenas ao seu site. O tráfego deve ser destinado a um lugar onde os interessados possam comprar um produto ou serviço específico.
A publicidade leva a vendas diretas ou permite que você crie uma lista de contatos para os quais você pode continuar a comercializar, por meio de métodos que você controla.
Publicidade paga em mídia social é uma das melhores maneiras de impulsionar as vendas rapidamente. A maioria das empresas pode ver resultados significativos gastando apenas R$6 por dia em publicidade em mídia social. Embora você tenha que investir tempo e dinheiro para testar anúncios e públicos-alvo.
A publicidade paga não é uma bala de prata, mas ao contrário do marketing de mídia social, ela oferece resultados reais e gera um retorno mensurável do investimento.
Você, dono de uma pequena e média empresa, não perca um segundo em mídias sociais.
Concentre-se no marketing que obtém resultados que você possa medir. Concentre-se em táticas que colocam dinheiro no seu bolso com as vendas, em vez de táticas que geram dopamina em curtidas e ações.
Você não pode pagar contas com dopamina.
Até a próxima!
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